Nos dias 23 e 24 de setembro 2014 foi realizado o Mobile Marketing Association Fórum Brasil. Fui convidada pela FIAP para participar do evento como ouvinte, fica aqui meu agradecimento 🙂
O evento contou com ótimas palestras sobre inovação, comunicação e marketing no mundo mobile. Além de palestrantes brasileiros de empresas como Vivo, Contagious, Qranio, Adsmovil, ginga, .mobi, entre diversas outras, estavam presentes também palestrantes internacionais de empresas como Factual, Mondelez e Sony Music.
Links do evento:
Página oficial: http://www.mmaglobal.com/forumbrasil
Slides das palestras: http://pt.slideshare.net/mmalatam
Facebook: https://www.facebook.com/mobilemarketinglatam
Tweets durante o evento: #HappyMobileDays
Os organizadores fizeram um resumo destacando os 5 pontos principais de cada um dos dias:
TOP 5 – 1o. dia – Happy Mobile Days
Levantamos os cinco conceitos mais apresentados em todas as palestras e debates no primeiro dia do Mobile Happy Days! Sim, temos um caminho sendo traçado e todos estão aprendendo a seguir algumas linhas mestras. Mas nada de regras engessadas. São conceitos que norteiam um mercado que não é mais marginalizado. É o mainstream, para sempre.
1) Você pode começar agora!
Empreendedores, empresas bilionárias já consolidadas no digital, vencedores de prêmios: não houve um speaker representando essas situações que não tenha dito a mesma coisa! Não importa onde você está no entendimento e no cenário digital: dá para começar agora! Simplesmente comece.
2) Dados, dados, dados
ROI? Que nada! O consenso absoluto de todos os painéis gira em torno do ativo mais valioso do mobile, da internet das coisas e dos wearables: dados sobre seus usuários! Dados individuais, concretos e acurados. Nunca foi tão fácil saber tudo sobre o consumidor e seus hábitos. Procure seus dados! Há muitas formas disponíveis no mercado para isso.
3) Geolocalização
Latitudes e Longitudes que valem ouro. Onde o seu consumidor está, exatamente, são informações que o mobile pode oferecer às marcas, viabilizando campanhas e ações diretamente relacionadas à localização! São muitas as maneiras de achá-lo. Procure a que melhor se encaixa para sua empresa.
4) Targetear
A palavra que ganhou uma “tropicalizada” e centenas de vezes proferida nos painéis. “Targetear” é mais que rastrear, porque já vem misturada com o “alvo”. Targetear é algo que só o mobile permite: rastrear-mirar-acertar.
5) A regra é errar
No mobile a regra é clara: não há regras! Marcas e startups alertam que não se pode ter medo no mobile, no empreendedorismo de inovação, é preciso tentar sem perder tempo em sala de reunião tentando prevenir falhas. Falhe, aprenda, e faça de novo melhor! O tempo do mobile nos permite isso.
Top 5 Segundo dia – MMA Fórum Brasil – Happy Mobile Days
Designing Your Email
Estamos de volta com os cinco conceitos mais apresentados em todas as palestras e debates no segundo e último dia do Mobile Happy Days! Mais uma vez, nada de regras. O segredo é inovar e mais importante: sair de algum lugar e aprender!
1) Eficiência em multiplataformas
O consumidor é mobile, mas ele é também multiplataforma. Em diferentes momentos do dia, ele utiliza diversas telas e meios diferentes. Estar presente em todas elas é importante, mas mais importante é ser multiplataforma com eficiência! Seja eficaz em suas ações. Não adianta ter um app maravilhoso e seu canal de voz ser deficiente. Detalhe: atente-se para estrtégias de second screen!
2) Tokenização
Depois do termo “targetear”, a nova palavra do momento é “tokenizar”. O token do banco, que te dá garantia de segurança no pagamento virtual de suas contas, pode ser a maior tendência do m-commerce. Uma coisa é certa, quem não se tornou mobile no mercado de e-commerce precisa correr atrás.
3) Baby Steps
“Ainda estamos dando baby steps na indústria de mobile marketing” (Herb Payan, Sony Music). Primeiro, porque estamos todos aprendendo. Segundo, porque às vezes, para começar, tem que ser mesmo com ferramentas básicas: um site móvel, segmentação, levantamento de dados, e a cada passo, uma nova estratégia com base em informações geradas através do mobile.
4) Privacidade X Retargeting X Stalking
Foi-se o tempo dos cookies. Agora, marcas podem “re-targetear” seus usuários, utilizando ferramentas inovadoras de identificação da origem dos acessos. “Mas cuidado! Retargeting não é Stalking!” (Andrea Orsolon, da Adsmovil).
5) O maior benchmarking do mobile
O que os players do mercado de mobile marketing fazem em eventos como esse é compartilhar experiências com total transparência. Ninguém teve medo de mostrar os erros. Cases foram desconstruídos para todo mundo ver os bastidores de campanhas que funcionaram graças ao mobile e serviram para enorme aprendizado. Foram “aulas” e mais “aulas” de “como eu fiz”, “como aquele faz”, “onde errei” e “onde acertei” que formatam uma estrada frutífera na qual todos – todos mesmo – podem caminhar juntos, com objetivos diferentes.
Happy Mobile Days!