Como foi o MMA Fórum Brasil – Happy Mobile Days

Screen Shot 2014-09-30 at 8.42.21 AM

Nos dias 23 e 24  de setembro 2014 foi realizado o Mobile Marketing Association Fórum Brasil. Fui convidada pela FIAP para participar do evento como ouvinte, fica aqui meu agradecimento🙂

O evento contou com ótimas palestras sobre inovação, comunicação e marketing no mundo mobile. Além de palestrantes brasileiros de empresas como Vivo, Contagious, Qranio, Adsmovil, ginga, .mobi, entre diversas outras,  estavam presentes também palestrantes internacionais de empresas como Factual, Mondelez e Sony Music.

Links do evento:

Página oficial: http://www.mmaglobal.com/forumbrasil

Slides das palestras: http://pt.slideshare.net/mmalatam 

Facebook: https://www.facebook.com/mobilemarketinglatam

Tweets durante o evento: #HappyMobileDays

Os organizadores fizeram um resumo destacando os 5 pontos principais de cada um dos dias:

TOP 5 – 1o. dia – Happy Mobile Days

1011104_725810270788167_4483101428252133933_n

Levantamos os cinco conceitos mais apresentados em todas as palestras e debates no primeiro dia do Mobile Happy Days! Sim, temos um caminho sendo traçado e todos estão aprendendo a seguir algumas linhas mestras. Mas nada de regras engessadas. São conceitos que norteiam um mercado que não é mais marginalizado. É o mainstream, para sempre.

1) Você pode começar agora!
Empreendedores, empresas bilionárias já consolidadas no digital, vencedores de prêmios: não houve um speaker representando essas situações que não tenha dito a mesma coisa! Não importa onde você está no entendimento e no cenário digital: dá para começar agora! Simplesmente comece.

2) Dados, dados, dados
ROI? Que nada! O consenso absoluto de todos os painéis gira em torno do ativo mais valioso do mobile, da internet das coisas e dos wearables: dados sobre seus usuários! Dados individuais, concretos e acurados. Nunca foi tão fácil saber tudo sobre o consumidor e seus hábitos. Procure seus dados! Há muitas formas disponíveis no mercado para isso.

3) Geolocalização
Latitudes e Longitudes que valem ouro. Onde o seu consumidor está, exatamente, são informações que o mobile pode oferecer às marcas, viabilizando campanhas e ações diretamente relacionadas à localização! São muitas as maneiras de achá-lo. Procure a que melhor se encaixa para sua empresa.

4) Targetear
A palavra que ganhou uma “tropicalizada” e centenas de vezes proferida nos painéis. “Targetear” é mais que rastrear, porque já vem misturada com o “alvo”. Targetear é algo que só o mobile permite: rastrear-mirar-acertar.

5) A regra é errar
No mobile a regra é clara: não há regras! Marcas e startups alertam que não se pode ter medo no mobile, no empreendedorismo de inovação, é preciso tentar sem perder tempo em sala de reunião tentando prevenir falhas. Falhe, aprenda, e faça de novo melhor! O tempo do mobile nos permite isso.

Top 5 Segundo dia – MMA Fórum Brasil – Happy Mobile Days

Designing Your Email
Estamos de volta com os cinco conceitos mais apresentados em todas as palestras e debates no segundo e último dia do Mobile Happy Days! Mais uma vez, nada de regras. O segredo é inovar e mais importante: sair de algum lugar e aprender!

1) Eficiência em multiplataformas
O consumidor é mobile, mas ele é também multiplataforma. Em diferentes momentos do dia, ele utiliza diversas telas e meios diferentes. Estar presente em todas elas é importante, mas mais importante é ser multiplataforma com eficiência! Seja eficaz em suas ações. Não adianta ter um app maravilhoso e seu canal de voz ser deficiente. Detalhe: atente-se para estrtégias de second screen!

2) Tokenização
Depois do termo “targetear”, a nova palavra do momento é “tokenizar”. O token do banco, que te dá garantia de segurança no pagamento virtual de suas contas, pode ser a maior tendência do m-commerce. Uma coisa é certa, quem não se tornou mobile no mercado de e-commerce precisa correr atrás.

3) Baby Steps
“Ainda estamos dando baby steps na indústria de mobile marketing” (Herb Payan, Sony Music). Primeiro, porque estamos todos aprendendo. Segundo, porque às vezes, para começar, tem que ser mesmo com ferramentas básicas: um site móvel, segmentação, levantamento de dados, e a cada passo, uma nova estratégia com base em informações geradas através do mobile.

4) Privacidade X Retargeting X Stalking
Foi-se o tempo dos cookies. Agora, marcas podem “re-targetear” seus usuários, utilizando ferramentas inovadoras de identificação da origem dos acessos. “Mas cuidado! Retargeting não é Stalking!” (Andrea Orsolon, da Adsmovil).

5) O maior benchmarking do mobile
O que os players do mercado de mobile marketing fazem em eventos como esse é compartilhar experiências com total transparência. Ninguém teve medo de mostrar os erros. Cases foram desconstruídos para todo mundo ver os bastidores de campanhas que funcionaram graças ao mobile e serviram para enorme aprendizado. Foram “aulas” e mais “aulas” de “como eu fiz”, “como aquele faz”, “onde errei” e “onde acertei” que formatam uma estrada frutífera na qual todos – todos mesmo – podem caminhar juntos, com objetivos diferentes.

Happy Mobile Days!

10612977_725801800789014_20751193686514855_n

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s