Minha viagem à WWDC 2014

IMG_0746
Happy Kid !

 

No mês de junho/14 participei de mais uma fenomenal-mega-master-plus WWDC e não poderia deixar de escrever como foi essa viagem maravilhosa! Foram oito dias de muito aprendizado, diversão e encontros com pessoas incríveis, que por si só valeriam uns dez posts nesse blog! Então o querido amigo que está lendo esse post, terá que ter um pouco de paciência, pois embora eu tente resumir os principais pontos da viagem, não tem como deixar esse texto pequeno. O foco do mesmo será sobre o dia a dia da viagem. Já as inúmeras novidades técnicas que rolaram no evento vão ficar para outros posts.

 

wwdcticket
Ingresso WWDC14

 

Com tudo na mão, passagem, hotel e o mais importante meu lindo ingresso, embarquei para São Francisco no dia 30/maio e cheguei no Hotel Whitcomb no dia seguinte, que era um sábado.

Nesse mesmo dia fizemos um encontro dos brasileiros, que estavam em S. Francisco para o WWDC ou AltConf,  no Golden Tap Room e foi ótimo para conhecer a galera. Deviam ter mais de 30 brasucas no local! Saindo de lá jantei com a galera da Movile e da B2W do R. de Janeiro em um restaurante digno do Chinatown.

IMG_0742
Moscone West enfeitado

 

 

IMG_0722
Retirada de credenciais

Domingo (01/06) era o dia de pegar as credenciais do evento. As 09:00 da manhã a Apple começava a entregar os Bagdes e jaquetas dos participantes no local da conferência, o Moscone West. Por fora o moscone estava, como sempre, todo lindo com o logo da Apple.

 

IMG_0729
Jaqueta, Bagde e Gift Card

 

Esse ano ganhamos além da tradicional jaqueta do evento, um gift card de $25 para serem gastos na loja que é montada no próprio Moscone.

Na parte da tarde, aproveitei o busão do pilgrimage para ir a company store, a loja no campus da Apple em Cupertino.  Gastei todo meu salário lá, como não poderia deixar de acontecer!

 

IMG_0764
Apple Company Store

Ainda no campus da Apple, fui comer alguma coisa com os amigos do busão no BJ’s Brewhouse, que fica em frente a Company Store. Após isso, voltamos para São Francisco e na parte da noite fui conhecer a galera do Reveal no happy hour que eles proporcionaram no S&R Lounge.

Na noite de domingo, por volta das 20:30, os corajosos já começavam a formar a fila na frente do Moscone para acompanhar o keynote que começaria as 10:00 da manhã no dia seguinte. Eu como friorenta eterna, não tive essa coragem toda, mas quem vai sempre fala que a fila é ótima para trocar idéias e fazer amigos, afinal quem sofre junto acaba ficando mais unido!

IMG_0775
Fila Moscone
IMG_0796
Keynote

Na segunda-feira (02/06), acordei bem cedinho e fui me arrumar para a festa que é Keynote. Cheguei no Moscone por volta das 07:00 e a fila tava enorme, como já previsto. Fiquei conversando com devs de toda parte do mundo.

Aos poucos fomos sendo encaminhados para nossos assentos, para curtir o espetáculo, melhor que cirque du soleil🙂

 

Screen Shot 2014-07-01 at 10.16.51 AM
Vencedores Design

No keynote, a Apple apresentou todas as novidades, entre elas a famosa nova linguagem de programação Swift, o iOS 8, o OS X Yosemite e 4000 novas APIs, entre mil outras coisas. Vale a pena conferir todas essas novidades nos vídeos do WWDC

Na parte da tarde, os engenheiros da Apple vão um pouco mais a funda nas novidades apresentadas, durante a palestra “Platforms State of the Union”.  Nesse dia eles fazem também a entrega da premiação do Apple Design Awards (vencedores na figura ao lado)

Para o pessoal que não estava no WWDC, a AltConf promoveu o AltLabs no Jillian’s, um restaurante que ficava em frente ao Moscone. Nesse dia o time do raywenderlich.com fez tutoriais com os participantes individualmente, que foram muito elogiados por quem participou.

Todas as noites, durante a semana da conferência, rolam diversos happy hours e festas e esses momentos são excelentes para conhecer desenvolvedores de toda parte.

As festas e happy hours eram tantos que foram criados dois apps que listavam todos esses eventos, o Party List e o Parties for WWDC

IMG_0805
Festa Xamarin
IMG_0808
Festa Crashlytics + Twitter

 

Na noite de segunda dei um pulo na festa do Xamarin e de lá fui para a festa do Crashlytics + Twitter

 

 

 

Processed with Moldiv
Café-da-manhã Appsfire

 

Na terça-feira (03/06) fui tomar café da manhã com o pessoal do Appsfire no Moz cafe e de lá fui iniciar a maratona de sessões e laboratórios do dia.

Durante as sessões que escolhi na parte da manhã pude conferir as novidades do Xcode 6 e do Cocoa touch.

Fui no almoço organizado pelo WWDC Girls com a intenção de reunir as mulheres presentes no evento e tive a agradável surpresa de ver que este ano tinha um número considerável de mulheres presentes no evento. Tive a oportunidade de conhecer a Jean MacDonald, fundadora de um projeto muito bacana o AppCamp for Girls

IMG_0837
Women at WWDC Lunch – patrocínio Medium
IMG_0836
Mike Lee – Being Better

 

Na parte da tarde foi a vez de dar um pulo na AltConf e assistir a EXCELENTE apresentação de Mike Lee, o fundador de Appsterdam. O tema foi “Being Better”, não deixem de ver o vídeo!

Ainda na AltConf conheci o pessoal da ótima ferramenta LookBack e fiz uma demo do app do ZAP, que os mesmos disponibilizaram  nesse link: demo ZAP LookBack.

 

 

Processed with Moldiv
Foursquare WWDC Event
IMG_0850
AltBeard Bash

 

Os happy hours que curti na terça a noite foram o promovido pelo Foursquare e o tradicional AltBeard Bash que rolou no Children’s Creative Museum, mesmo local da AltConf.

 

 

 

cocoahedas
Café-da-manhã Cocoaheads

 

Na quarta-feira (04/06) o dia começou ótimo com o café-da-manhã anual do pessoal do Cocoaheads de diversas partes do mundo. O encontro rolou no Mel’s Drive-in e contou com a presença de brasuzas de Goiânia, BH e SP. Confira mais fotos aqui!

 

 

 

IMG_0868
Talk de Brianna Wu

 

Quarta foi um dia movimentado para o assunto “Women in Tech” e participei dos diversos eventos relativos a esse tema, com intenção de aproveitar e trazer a discussão para o Brasil. Tudo começou com a polêmica apresentação de Brianna Wu na AltConf, sobre como ajudar as mulheres na área de TI. Vale ver o vídeo!

 

 

 

IMG_0894
Women in Technology Get Together

 

Nesse mesmo dia a Apple promoveu um evento especial dentro do Moscone, o “Women in Technology Get Together”.

IMG_0898
Festa New Relic

Mulheres de diversas áreas na Apple bateram um papo com as participantes tirando dúvidas e incentivando a diversidade na área de tecnologia.

A noite fui ao happy hour promovido pela empresa New Relic, a fim de angariar fundos para o AppCamp for girls.

 

IMG_0878
Labs Moscone

 

Na quinta-feira (05/06) comecei o dia pelos labs do Moscone. Na hora do almoço rolou uma apresentação de Dave Filoni da Lucasfilm, sobre Star Wars (os nerd pira!), mas acabei deixando essa para uma próxima.

Durante o dia as pessoas já formavam filas para retirar a pulseira do WWDC Bash, a festa oficial da Apple que iria ocorrer na parte da noite.

Peguei minha pulseira no fim da tarde e lá pelas 19:00hrs eu já estava curtindo a festa da Apple, que contou com uma performance da banda Bastille. Foi um momento de muita confraternização entre desenvolvedores do mundo todo e engenheiros da Apple

IMG_0924
WWDC Bash
10302018_10152173473636478_480898328424313743_n
WWDC Bash

 

 

 

 

 

 

 

10441353_10154172121145507_4957400681428284362_n

 

Depois do bash, estávamos em uma turma grande de brasucas e nos dirigimos para a festa do Big Nerd Ranch’s Big Arcade e foi MUITOOO engraçado, a clássica foto não me deixa mentir🙂

De lá continuamos curtindo nossa noite de despedida, como bons brasucas que somos!

 

 

 

Sexta-feira (06/06) foi um dia com clima de despedida e ressaca no Moscone. Algumas sessões finais e a palestra do astronauta Leland Melvin da NASA fecharam o dia. Foi o momento da foto de despedida na conferência e dos abraços e choradeira com os amigos, nosso “carnaval nerd” estava chegando ao fim.IMG_0965

 

Sábado (07/06) aproveitei que tinha mais um dia em São Francisco e fui conhecer os headquarters do Google em Mountain View. O campus da Google é lindo, digno da grandiosidade da empresa! Fui até o prédio 44, para conhecer as estátuas do Android.

IMG_0982
Google Headquarters
IMG_0972
Estátuas Android – Prédio 44
IMG_0987
Muay Thai com o mano Android

 

 

 

 

 

 

 

No domingo foi só arrumar as coisas e voltar para sampa. Não citei muitos nomes pois o post ficaria infinito, mas agradeço imensamente ao ZAP que tornou essa viagem possível e a toda galera da Cocoaheads Brasil, Appsterdam Brasil,  pessoal da MovileBepid, grupo de brasucas no Facebook e todos os gringos que conheci, vocês fizeram a diferença na minha viagem.

Até o WWDC 2015!

 IMG_0746

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s