Nesse artigo vou explicar como preparar um ambiente de desenvolvimento Android. Basicamente são necessários quatro passos para criação de um ambiente de desenvolvimento: (1) Download e instalação do Eclipse, (2) download e instalação do plugin do Eclipse ADT, (3) Download e instalação do SDK do Android e (4) Download de pacotes e plataformas adicionais. Esses passos serão detalhados a seguir. Para referência, estou utilizando um Mac OS 10.7.4.
(obs: esse artigo é uma versão em português e atualizada do post https://jchahoud.wordpress.com/2011/05/18/how-to-install-the-android-sdk-and-set-up-your-development-environment/ )
——————————-
1) Download do Eclipse
Na página http://developer.android.com/sdk/installing/installing-adt.html, o Google recomenda a instalação do Eclipse versão clássica, conforme parágrafo abaixo:
“If you need to install Eclipse, you can download it from http://www.eclipse.org/downloads/. We recommend the “Eclipse Classic” version. Otherwise, you should use a Java or RCP version of Eclipse”
A versão clássica do Eclipse pode ser baixada em: http://www.eclipse.org/downloads/packages/eclipse-classic-372/indigosr2
——————————-
2) Download do Plugin do Eclipse
c) Clique no botão “Add” no canto direito acima, será exibida a caixa de diálogo “Add Repository”. Preencha os dados como:
Name: ADT Plugin
Location: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Conforme imagem abaixo:
d) Selecione o item “Developer Tools” e clique em Next
e) Aparecerá uma lista dos items para download. Clique Next
f) Leia e aceito os termos de licença, depois clique em Finish e reinicie o Eclipse
——————————-
3) Download do SDK do Android
Após instalação do plugin é necessário baixar o SDK do Android. Ao reiniciar o Eclipse, será exibida uma caixa de diálogo com a opção de baixar ou selecionar o SDK do Android.
Neste exemplo, vou baixar uma nova versão do SDK, selecionando Install New SDK. No campo “Location” selecione a pasta desejada para instalação do SDK do Android. Essa pasta pode ser qualquer uma dependendo da preferência de quem for usar, alguns desenvolvedores colocam em ~/opt/local/android-sdk-mac
outros em /Developer/android-sdk-mac.
Para ilustrar coloquei na pasta de meu usuário mesmo. Clique em Next
Selecione uma opção se quer ou não contribuir com o Google, enviando estatísticas de uso do SDK e clique em Finish
Será exibida uma caixa de diálogo com os pacotes que serão instalados. Clique em “Accept all” e depois em Install
Será exibida uma caixa de diálogo com o Status do download e o log na console do Eclipse
——————————-
4) Download de Plataformas e Pacotes Adicionais
(Fonte: http://developer.android.com/sdk/installing/adding-packages.html)
Sempre que necessário é possível adicionar pacotes e plataformas com o “SDK Manager” do Android. Para isso, no menu do eclipse, selecione Window > Android SDK Manager
O gerenciador será aberto. Selecione todos os pacotes debaixo da versão mais recente (no meu caso 4.0.3) e clique “Install”
Será aberta uma nova tela com descrição dos pacotes. Clique novamente em “Install”:
O SDK Manager iniciará o download dos pacotes. É possível visualizar o Log do download clicando no ícone que aparece no canto direito no rodapé, com a figura de uma página.
Poderá ser necessário entrar com um login e senha do site de desenvolvedor da motorola. Se for o caso a seguinte caixa de diálogo será exibida:
O cadastro é gratuito e rápido no site: http://developer.motorola.com/
Após a conclusão do download, o ambiente estará pronto para ser utilizado. Como próximo passo é recomendado o tutorial Building your first app, descrito na própria página de developers para Android.
Fiquem a vontade para postar comentários e sugestões abaixo.
Juliana Chahoud